top of page
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto

Como ser produtivo sem cobranças


ree

Todos sabemos o quanto somos cobrados em nossos resultados e não somente pelo meio, mas por nós mesmos. Mas não precisa ser assim. Associamos a palavra produtividade com excesso de trabalho e competividade pelo nosso espaço no mundo e isso pode ficar muito pesado e o nosso trabalho pode se tornar um lugar sufocante se pensarmos assim.


Confundimos a produtividade com pressão. A produtividade é quando realizamos as tarefas de forma eficiente tendo bons resultados, a pressão está associada a ideia de trabalhar incessantemente. Mas podemos ser produtivos sem darmos a conotação de que precisamos necessariamente trabalhar até chegar a exaustão.


E uma das formas de sermos produtivos é trazer as práticas de minduflness para nosso cotidiano de vida para nos auxiliar a ter mais equilíbrio e menos autocrítica.


Vou te contar um exemplo de um aluno do curso de mindfulness que elucida bem o que é ser produtivo sem trabalhar em demasia e sem se estressar tanto. O Gleuter é analista de sistemas e seu trabalho é detectar falhas no sistema e antes ele passava horas procurando alguma falha e ficava extremamente cansado. Ele aprendeu as técnicas de mindfulness e começou a levar para o seu cotidiano laboral. Começou a fazer mais pausas no seu dia, que seria retirar alguns minutos do dia para se observar, eu digo que é um descansar mental, e com o tempo ele foi notando que essas pausas ao invés de tirar o tempo reservado ao trabalho, na verdade fez com que ele ganhasse tempo, já que começou a ter insights sobre como encontrar as possíveis falhas do sistema. Isso fez com que ele se tornasse muito mais produtivo, extraordinariamente menos estressado e eficiente no que faz.


E para conquistar seu sucesso no trabalho, ele define momentos do dia para fazer suas pausas, ele possui suas metas bem claras e uma mente flexível para descansar quando for necessário, com momentos de autocuidado com seu corpo e mente, respeitando seus limites e modifica seus planos sem sentir que está falhando, pois sabe que as práticas funcionam.


Quando não realizamos as pausas, a probabilidade de esquecer e cometer erros cresce de forma estrondosa porque se não descansamos o nosso cérebro fazendo pausas, a nossa mente cai num modo padrão de funcionamento, chamado de default mode network que significa rede de modo padrão, que significa que você está realizando as atividades de forma automática, isso quer dizer na prática, que quando você está lendo um livro, inicialmente você mantém o foco, mas passado um tempo, esse modo padrão da mente é acionado e você está lendo, mas fazendo algo automático, por isso nem lembra o que fez. Esse é o momento em que erramos algo no trabalho, tropeçamos na rua, porque a nossa mente foi para um modo automático e nos desconectamos do nosso presente, porque neste período de tempo, nossa mente foi para o passado ou futuro e aqui a nossa produtividade cai bastante, erramos e nem lembramos do erro. Por isso antes de isso ocorra, podemos treinar a habilidade de termos mais presença com as pausas e é isso que o Gleuter faz.


E para que ele continue com seus resultados, cultiva as práticas concentrando em uma tarefa a cada vez, sendo paciente e cultivando inteligência emocional. Isso ajuda na melhora dos seus processos e reduz a ansiedade em ter que encontrar as falhas.


E lembrando que o descanso é muito importante para que possamos voltar a ter mais foco e descansar nossa mente, é preciso recarregar as baterias sempre. E para que isso aconteça precisamos de um olhar autocompassivo para nos mantermos equilibrados e evitar a sobrecarga.


Outro aspecto importante é celebrar as conquistas, por menor que sejam, são elas que vão te levar ao sucesso. Ao ouvi-lo contar sobre como mindfulness o auxilia no cotidiano de vida, notei que ele faz planejamentos conscientes, ele faz as paradas com a intenção de descanso e reorienta e planeja o momento que fará essa pausas. Mesmo a mente dizendo que quer continuar e finalizar, ele de forma consciente diz "não" e faz a sua pausa para manter um equilíbrio saudável entre suas responsabilidades e seu bem-estar.


E fica a dica de reservar um momento para refletir sobre o que conseguiu realizar e o que pode ser melhorado, mas sem julgamentos e cobranças negativas. Esta prática de reflexão é uma oportunidade para reconhecer seu progresso e ajustar suas estratégias conforme necessário.


A verdadeira produtividade não é sobre estar sempre ocupado ou se cobrar incessantemente. Trata-se de encontrar um equilíbrio saudável entre o que você faz e como você se sente enquanto faz. Incorporando práticas de mindfulness em sua rotina, você pode alcançar seus objetivos de maneira mais consciente e menos estressante, permitindo-se ser produtivo sem se perder na pressão.


Seja generoso com você mesmo, estamos num processo de aprendizagem constante e isso sugere que não precisamos nos punir por conta de possíveis erros, mas sim nos convida a ter um novo olhar para nós mesmos sabendo que tudo inicia e finaliza em nós. Nós somos os responsáveis se vamos além da conta e acabamos prejudicando nossa saúde em prol de ser muito competitivo e querer sempre ter os melhores resultados. Podemos ter ótimos resultados se deixamos nossos corpos, mentes e emoções em sintonia, ouvindo o que o corpo te pede como por exemplo: um descanso, tomar mais água; quando as emoções se afloram e ficamos ansiosos demais porque temos que ser perfeitos e passamos noites a fio sem nos preocupar se dormimos ou não, se comemos ou não; e o pior de tudo, quando nos esforçamos demais e nossas mentes pedem socorro com pensamentos demais e confusão mental por uma estafa, burnout ou qualquer outro nome dado quando não nos cuidamos e desequilibramos nossas vidas.


Lembre-se, a jornada da produtividade consciente é um processo contínuo. Com paciência e prática, você encontrará uma abordagem que ressoe com seu próprio ritmo e estilo de vida, promovendo um equilíbrio saudável entre realização e bem-estar.


Que possamos ter bons momentos de produtividade consciente!

 
 
 

Comentários


Assine e atualize-se

Obrigado pelo envio!

Endereço:

Rua Vital Macedo 365 - Tabajaras - Uberlândia/ MG

Contato/Whatsapp: (34) 99813-5691 ou (34) 32272808

E-mail: meditamindfulnesssede@gmail.com

©2021 by Medita Mindfulness. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page