top of page
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto

Práticas de Mindfulness para Crianças e Adolescentes em Tratamento Contra o Câncer


ree

Contexto: O mindfulness é nossa capacidade inata de prestar atenção plena, consciente e compassiva em algo no momento presente. É também uma habilidade que pode ser fortalecida por meio da prática mental. Mais recentemente, as intervenções baseadas em mindfulness (MBIs) têm sido identificadas nas diretrizes de prática clínica como uma intervenção no tratamento de certos sintomas em crianças com câncer. No entanto, há pouca orientação disponível sobre a prática do uso de MBIs na população pediátrica oncológica. O objetivo deste artigo é fornecer uma visão geral do mindfulness, destacar sintomas nos quais as práticas de mindfulness podem ser benéficas, identificar considerações sensíveis ao trauma e fornecer exemplos de MBIs que podem ser consideradas no contexto da oncologia pediátrica.


Métodos: A colaboração de especialistas, incluindo a Equipe do Mindfulness Project, possibilitou a elaboração deste artigo informativo coletivo.


Resultados: O mindfulness tem sido recomendado para ajudar no sintoma de fadiga em crianças com câncer. Sintomas emocionais, como ansiedade, tristeza e raiva, também podem se beneficiar do uso de MBIs. As MBIs ideais para essa população podem incluir movimento consciente, mindfulness dos sentidos, mindfulness da respiração, mindfulness das emoções e o escaneamento corporal. Essas abordagens podem ser facilmente adaptadas de acordo com a idade da criança. Muitas abordagens têm sido aplicadas com treinamento mínimo, sendo poucas as que exigem um facilitador. No entanto, os hospitais começaram a incorporar especialistas em mindfulness dentro de sua oferta de cuidados.


Práticas Baseadas em Mindfulness


As duas intervenções clínicas baseadas em mindfulness mais utilizadas na oncologia são o MBSR (Mindfulness-Based Stress Reduction, Redução de Estresse Baseada em Mindfulness) e a terapia cognitiva baseada em mindfulness (Cramer et al., 2016). No entanto, formatos mais breves e menos intensos de MBIs também têm sido utilizados. Atividades baseadas em mindfulness, como movimento consciente, mindfulness dos sentidos, mindfulness da respiração, mindfulness das emoções e o escaneamento corporal, podem ser bem adaptadas para diferentes faixas etárias.


Essas atividades são discutidas abaixo e resumidas em:



Tabela 1.Práticas Baseadas em Mindfulness Viáveis para Uso em Crianças com Câncer

Prática baseada em mindfulness

Descrição da prática

Exemplos

Movimento consciente

Convida as crianças a trazerem atenção para a conexão entre seus corpos e mentes, por meio de atenção focada e um vínculo repetido de seus micromovimentos com a respiração.

Caminhada consciente que foca a atenção na respiração e nos micro-movimentos lentos e intencionais do corpo superior, pernas e pés a cada passo. Yoga consciente (yoga na cadeira, postura da árvore, postura do guerreiro, etc.). Espelhamento consciente, que é uma atividade em parceria onde um parceiro lidera movimentos corporais suaves, lentos e deliberados enquanto o outro parceiro os espelha.

Mindfulness dos sentidos

Atenção intencional ao momento presente por meio de um ou uma combinação dos cinco sentidos.

Passeio dos cinco sentidos, onde se dá atenção intencional a tudo o que entra na consciência por meio de cada um dos sentidos disponíveis. Escuta consciente, que foca a atenção no som que vai e vem no ambiente. Visão consciente, que envolve observar os arredores e notar, com atenção cuidadosa, o que captura a atenção visual. Alimentação consciente, que direciona a atenção plena ao que está sendo comido, usando cada um dos sentidos.

Mindfulness da respiração

Atenção intencional ao fluxo natural da inspiração e expiração como âncoras ou base para o momento presente.

Respiração consciente, focando conscientemente no ritmo e no ritmo natural da respiração, e retornando a ela quando a mente divaga. Respiração com os 5 dedos, focando a atenção na respiração por 5 ciclos de inspiração e expiração, traçando cada dedo a cada respiração. Respiração quadrada, onde o padrão de respiração é simbolizado por um quadrado ou caixa.

Mindfulness das emoções

Notar sentimentos e colocá-los em palavras.

Mapeamento das emoções, onde as crianças são convidadas a escrever ou ilustrar emoções e onde estão sentindo essas emoções em seus corpos. Atividade da caixa de preocupações, onde as crianças são convidadas a colocar suas preocupações em imagens ou palavras e depois colocá-las em um recipiente especialmente projetado para guardá-las com bondade. Prática de gratidão, onde as crianças são convidadas a pensar e nomear ou registrar 2 ou 3 coisas pelas quais são gratas a cada dia e por que são gratas por essas coisas.

Escaneamento corporal

Uma prática guiada em que as crianças são convidadas a trazer uma atenção mais apurada ao corpo de maneira sequencial e estruturada.

As crianças são guiadas a usar sua atenção para fazer um tour por seus corpos com curiosidade e bondade/amabilidade.


Conclusão


Crianças com câncer frequentemente enfrentam desafios significativos não apenas pela própria doença, mas também pelas ansiedades, fadiga e trauma emocional associados aos diagnósticos, prognósticos e tratamentos. Intervenções baseadas em mindfulness (MBIs, na sigla em inglês) são uma terapia emergente que pode ser incorporada para melhorar tanto o bem-estar físico quanto o psicossocial. O estudo dos efeitos do mindfulness pode ser dificultado por vários fatores, incluindo a variedade de práticas que constituem o mindfulness e a disponibilidade de facilitadores treinados. As atividades listadas seriam simples e adequadas para crianças com câncer.


Os próximos passos para a introdução de programas de MBI para crianças com câncer precisam se concentrar em estudos de viabilidade (Tomlinson et al., 2020). Deve-se considerar quem irá ministrar as instruções, a colaboração entre clínicos e equipes educacionais (Schmidt & Lawson, 2018), e o sucesso e a sustentabilidade do programa. Com treinamento, os enfermeiros têm o potencial de incluir essas simples atividades de mindfulness em sua prática. Os enfermeiros poderiam incorporar o mindfulness como uma atividade curta diária ou durante ocasiões como procedimentos dolorosos, episódios de ansiedade ou dor.

Pesquisas futuras poderiam realizar testes de viabilidade e uso de programas de mindfulness baseados nessas atividades sugeridas. Com o mindfulness sendo recomendado como tratamento em algumas diretrizes de prática clínica e caminhos de cuidado, é fundamental que desenvolvamos práticas sensíveis ao trauma e prontamente disponíveis para crianças com câncer e suas famílias.


Fonte: J Pediatr Hematol Oncol Nurs. Práticas de atenção plena para crianças e adolescentes que recebem terapias contra o câncer. Rockville Pike, 21 de janeiro de 2022. Disponível em: [https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC9163650/]. Acesso em 06 jan. 2025.

 
 
 

Comentários


Assine e atualize-se

Obrigado pelo envio!

Endereço:

Rua Vital Macedo 365 - Tabajaras - Uberlândia/ MG

Contato/Whatsapp: (34) 99813-5691 ou (34) 32272808

E-mail: meditamindfulnesssede@gmail.com

©2021 by Medita Mindfulness. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page